Black Friday: oportunidade de boas vendas com estratégia de marketing

Publicado: 20/09/2017

Consumidores online do Brasil devem realizar compras no total de R$ 2,2 bi em 2017


A Black Friday vem dos Estados Unidos, mas há controvérsia sobre a origem exata do termo. No entanto, a importância comercial da data no Brasil é cada vez mais certa. As vendas na edição de 2016, durante a última sexta-feira de novembro, totalizaram R$ 1,6 bi em faturamento. As estimativas para 2017 são de R$ 2,2 bi em compras.

O crescimento das vendas deve ser de 20%. Os números para o comércio virtual colocam a Black Friday como segunda data mais importante para o comércio brasileiro, atrás apenas do Natal. Dados da pesquisa “Thank God It’s Black Friday 2017”, feita por Google e Provokers com 800 brasileiros entre 18 e 54 anos, das classes A a C, durante o mês de julho.

Intenção de compra

Dos entrevistados, 68% pretende realizar uma compra na próxima Black Friday. Destes, 33% certamente farão compras aproveitando os descontos em 24 de novembro.

Email marketing, site e redes sociais

Divulgação por email e no próprio site de lojas e fabricantes são as principais formas pelas quais os consumidores se inteiram sobre a Black Friday – 35% e 26%, respectivamente. Pesquisa em sites de busca vem logo em seguida (24%). Divulgação em redes sociais tem percentual próximo (19%).

Eletrônicos, vestuário, games e beleza

De acordo com a pesquisa, os itens mais procurados entre as promoções da data são eletrônicos (44%), vestuário e acessórios (19%), e games (9%). O interesse por produtos de beleza e artigos esportivos vem logo em seguida – 9% e 8%, na ordem.

Pesquisa online antes da compra

Mais de 90% do público entrevistado pesquisou em buscadores onlinecomo o Google – antes de fazer uma compra promocional na edição de 2016, sendo que 84% das pessoas finalizaram a compra na internet. Para a Black Friday 2017, 80% das pessoas pretendem realizar a pesquisa e a compra via web.



Combo Black Friday

Pessoas estão dispostas a aproveitar a Black Friday 2017, mas precisam saber o que seu negócio vai oferecer. A pesquisa do Google mostra que investir na divulgação trará consumidores que já programam valor e compra na data.

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