Formatos de publicação no Facebook e alcance orgânico

Publicado: 25/08/2017

Links tem cada vez menos relevância, enquanto vídeos ganham destaque



Uma tendência que se mostra nos últimos anos se confirma mais uma vez: o Facebook tem privilegiado vídeos entre as publicações na timeline. Esse tipo de postagem alcança uma taxa de quase 4% de alcance orgânico.

Status, foto e link

As postagens somente com texto, chamadas Status, vêm em segundo no ranking de interação, com cerca de 3,5% de alcance. As publicações com imagem estática (fotos, cards) têm 3% de relevância sem necessidade de impulsionamento. Por último, postagens com links externos apresentam pouco mais de 2% de interação orgânica.

Por que vídeo?

O Facebook tem estimulado cada vez mais os conteúdos que mantém os usuários dentro do próprio site. Os vídeos não só chamam a atenção como o fazem por mais tempo, fazendo com que as pessoas consumam mais informação da rede social.

Links, por outro lado, fazem com que os usuários saiam do Facebook. Além disso, após acessar outro site, eles podem não voltar logo em seguida — um risco que não é considerado interessante.

Marcas nacionais seguem apostando em imagem

Conforme o relatório “Mídias Sociais 360º”, realizado pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da FAAP entre abril e junho, mais de 70% dos conteúdos das cem principais marcas brasileiras no Facebook ainda são ilustrados com imagens.

Vídeos e motion graphics descomplicados

A Publicidade Econômica, em parceria com a Balaio, oferece motion graphics para os empreendedores que buscam acompanhar essa nova tendência. Motion graphics unem design, ilustração e conceitos de audiovisual para a criação de vídeos animados. Veja o exemplo abaixo:



Por meio de projetos especiais, Publicidade Econômica e Balaio podem produzir, também, conteúdos exclusivos para audiovisual e redes sociais.

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